Saudade do Francisco Stoffel

imagem1

Era daqueles Fadistas que imprimem fado ao escutá-lo, tinha decerto uma carreira brilhante em frente, a sua maneira de cantar, era fado no mais puro sentido de saber o que se canta e como ele transmitia essa emoção ao deslizar na sua voz os versos do poema. Eu estava em Àfrica, tinha comprado o disco que tinha saído e logo a seguir a noticia brutal- Morreu o Franciscvo Stoffel, Meu Deus, que choque ! apenas com 22 anos. Corria a època de 60 a 70, os que amamos o fado e sua Famíla, destroçados, resta-nos lembra-lo e ouvir o que Ele nos deixou e com enorme sentimento e emoção aí está esse vídeo que editei para o YouTube com um abraço à Familia, aos Fadistas e a Ele que lá de onde se encontra , ficará contente por O recordarmos, neste Fado Cravo, para mim só o João Ferreira Rosa, canta o Fado Cravo como cantava o Francisco Stoffel. Um abraço. Américo

Anúncios

9 thoughts on “Saudade do Francisco Stoffel

  1. Concordo totalmente com o meu amigo, essa voz é fado. Também concordo com o que diz do choque emocional quando sabes que não vai alguém que amamos a estar mais conosco. É duro, eu sei. Eu sempre digo que ninguém parte totalmente enquanto alguém se lembra dele….
    Gostaria de ouvir os outros temas que há no vinil…é uma proposta, á sério..
    Una abraçada
    jaume

    • Obrigado Jaume, do Francisco Stoffel já editei mais um fado que te enviei, mal possa volto aos fados do Francisco, e relembrar aquela voz que era puro fado.Um abraço

  2. Caro amigo, só hoje li o seu comentário num outro blogue, sobre a possível causa da morte (creio que em 1966) do Francisco Stoffel. Tal como lá referi, apenas sei o que minha Mãe me dizia, pois ela conhecia muito bem o Chico, quer pessoalmente, quer pelas “lides” nas casas de Fado onde minha Mãe também cantava sempre que podia, como amadora.
    Referiu que me poderia enviar um CD com os fados dele e é sobre isso que lhe escrevo, pois não tinha conhecimento que existia. Poderá enviar-me mais pormenores?
    Cumprimentos e continuação de excelente trabalho neste blogue, que eu não conhecia, mas que de ora em diante irei seguir.

  3. Será possível conseguir um CD do Chico ? É só me enviar o custo e a conta, que enviarei prontamente. Obrigado.
    PS. Vivi em Cascais na minha época de adolescente e fui companheiro do Chico, tanto em brincadeiras como nos estudos, nos Salesianos do Estoril.
    Mais tarde na minha juventude ouvi muito o Chico cantar, tanto no tridente, como na marinha…
    Que saudade !!

  4. Amigo e Senhor, eu não tenho algum cd do Chico Stoffel, sei que ele apenas tinha gravado um vinil em 45 rpm e continha apenas 4 fados, que eu editei depois em vídeo. Sei que há mais ou menos 10 anos a Câmara de Cascais no seu Forum fez uma pequena homenagem e exposição e nessa altura editou um cd com os quatro temas, mas eu não o tenho. Se vive em Cascais é fácil creio eu dirigir-se ao Fórum e indagar. Um abraço. Américo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.